Beleza e morte por Sylvia Ji

Eu sou apaixonada por artistas plásticos contemporâneos. Muitos deles conseguem captar a essência dos dias de hoje sem cair no óbvio ou monótono. É o caso de Sylvia Ji, uma artista plástica americana que eu descobri uns 3 anos atrás quando fazia um trabalho para a faculdade.

As pinturas de Sylvia Ji retratam, em sua maioria, mulheres imersas na cultura mexicana. Pintadas como caveiras do “Día de los Muertos” (ela foi, inclusive, pioneira dessa onda de pintar mulheres como caveiras mexicanas), ou como imagens religiosas ou indígenas, sempre muito sensuais, carregando consigo quase sempre o simbolismo da morte.

Sylvia Ji 01

Em uma entrevista feita em 2009, Sylvia comenta sua fascinação por Catrinas:

“Eu sempre fui atraída pelo o lado negro e macabro da vida, sempre tentando incorporar elementos/ideias do ‘memento mori’, que em latim significa ‘estar consciente da morte’. A imagem icônica de ‘La Catrina’, criado por José Posada tem estado presente em torno de quase um século. Através de pesquisas fui apresentada novamente para esta imagem e fui imediatamente atraída para a ideia da morte como mulher e como a beleza e a vida são fugazes.”

Sylvia Ji 02

Apaixonada também por viagens e outras culturas internacionais, Sylvia Ji sempre retrata um pouco de história e cultura de outros povos em suas pinturas.

Sylvia Ji 03

Sylvia quase sempre usa a técnica de tinta acrílica sobre painel de madeira, e olhando os trabalhos dela em seu site podemos ver claramente a evolução de seus traços.

Sylvia Ji 04

Expressões fascinantes de amor e luxúria, beleza e decadência, delicadeza e paixão. 

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s